Páginas

A Pedra do Futuro - Capítulo 01





A Coleção de Cacarecos.


Era um belo dia no Sitio do Picapau Amarelo. Todos estavam felizes. Dona Benta em sua biblioteca, e Tia Nastácia em sua cozinha preparando quitutes para a criançada, que estava brincando no quintal. Cléo e João namoram na sala. Emília diz que cansou da brincadeira, Patty Pop chama a boneca de pano de fresca Emilia não gosta.

Emilia, então, vai até o quarto de Narizinho, pegou sua canastrinha, e ao passar novamente pelas crianças no quintal convoca o Visconde. O sabugo não gosta da chamada, mas atende ao chamado.

Os dois se sentam. Emilia começou a olhar sua canastra, e resolveu completar sua coleção de cacarecos. A Boneca danada resolve ir até a beira do ribeirão, para achar cacarecos, e como sempre ordena que o Visconde carregue sua canastra. Chegando lá, achou várias coisas, e entre as coisas que lhe interessou estava uma misteriosa pedra que a atrai pelo seu brilho.

Visconde a corrige, pois não era uma pedra. Parecia ser um diamante. O sabugo fica impressionado, pois como um diamante fora parar nas margens do ribeirão. Emilia manda o sabugo ficar quieto; ela pega a “pedra” para por em sua canastra. Mas, quando toca na pedra, ela tem uma visão de uma jaca caindo na cabeça do Zé carijó.

Voltando ao sítio, ela passa pelo caipira e o chama para conta a estranha visão que teve.
Ao chamá-lo, a jaca que ia cair em sua cabeça cai no chão. Ele se assusta, pois ia levar uma jacada na cabeça caso a marquesa não o chamasse.
Emília se assusta mais ainda por saber que já tinha visto aquilo acontecer. E começa a pensar no ocorrido.

A bonequinha resolve não contar nada para o caipira de sua desconfiança sobre os poderes que a pedra tem de ver o futuro.
Ela se isola em um canto do sítio e toca a pedra mais uma vez.
Dessa vez ela vê que Tia Nastácia preparou uma deliciosa cocada.

Logo em seguida, Tia Nastácia chama as crianças. Ela diz que preparou um doce muito bom e pergunta se as crianças imaginam o que seja. Emília acerta de primeira: “cocada”. Narizinho acha impressionante como Emília acertou logo na primeira tentativa, mas a marquesa disfarça e não conta o seu segredo.

Agora, a bonequinha tem certeza: ela tem uma “pedra” que dá o poder de ver o futuro.
Só não imaginava que a Cuca estivesse vendo, junto com o Pesadelo, pela sua bola de cristal, que a marquesa tem um objeto muito precioso.

A jacaroa envia o estrupício do Pesadelo para roubar a “PEDRA DO FUTURO” da marquesa.

Continua...